Discurso Direto e Discurso Indireto - 7°B Língua Portuguesa


Data: 28/05/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Márcia Apª de Oliveira
Tempo: 2 h/a
Conteúdo: Discurso Direto e Indireto – apostila II 
Metodologia: A partir da LEITURA do conceito na apostila de classificação dos discursos, apostila II, observar as características, identificá-los e depois fazer a interpretação do texto explicando, com suas próprias palavras, de acordo com o contexto, tendo o cuidado de organizar suas respostas com completude e coerente ao texto e teoria. Depois como complemento desta atividade faça o que se pede abaixo.(responder no caderno de atividades)
Exercícios sobre Discurso direto e indireto
Agora que a matéria já foi relembrada, podemos fazer exercícios sobre discurso direto e indireto. Boa sorte!
 Assinale a alternativa que melhor complete o seguinte trecho
No plano expressivo, a força da ____________ em _____________ provém essencialmente de sua capacidade de _____________ o episódio, fazendo ______________ da situação a personagem, tornando-a viva para o ouvinte, à maneira de uma cena de teatro __________ o narrador desempenha a mera função de indicador de falas.
a) narração – discurso indireto – enfatizar – ressurgir – onde;
b) narração – discurso onisciente – vivificar – demonstrar-se – donde;
c) narração – discurso direto – atualizar – emergir – em que;
d) narração – discurso indireto livre – humanizar – imergir – na qual;
e) dissertação – discurso direto e indireto – dinamizar – protagonizar – em que.
2 –  “Impossível dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados, transportando o baú de folha.”
O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que não há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado:
a) discurso indireto livre
b) discurso direto
c) discurso indireto
d) discurso implícito
e) discurso explícito 
3 –  “Ela insistiu: – Me dá esse papel aí.”
Na transposição da fala do personagem para o discurso indireto, a alternativa correta é:
a) Ela insistiu que desse aquele papel aí.
b) Ela insistiu em que me desse aquele papel ali.
c) Ela insistiu em que me desse aquele papel aí. 
d) Ela insistiu por que lhe desse este papel aí.
 e) Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali.                                                                  
4 –  Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cabras, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando.
(Graciliano Ramos, Vidas secas)
Uma das características do estilo de Vidas Secas é o uso do discurso indireto livre, que ocorre no trecho:
a) “sinha Vitória falou assim”.
b) “Fabiano resmungou”.
c) “franziu a testa”.
d) “que lembrança”.
e) “olhou a mulher”.
5 – (Fuvest-2003) Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade. Está com quarenta, quarenta e poucos. De repente dá com ele mesmo chutando uma bola perto de um banco onde está a sua babá fazendo tricô. Não tem a menor dúvida de que é ele mesmo. Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena. Um dia ele estava jogando bola no parque quando de repente aproximou-se um homem e… O homem aproxima-se dele mesmo. Ajoelha-se, põe as mãos nos seus ombros e olha nos seus olhos. Seus olhos se enchem de lágrimas.
Sente uma coisa no peito. Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo. Como eu era inocente. Como os meus olhos eram limpos. O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente. Depois sai caminhando, chorando, sem olhar para trás. O garoto fica olhando para a sua figura que se afasta. Também se reconheceu. E fica pensando, aborrecido: quando eu tiver quarenta, quarenta e poucos anos, como eu vou ser sentimental!
(Luís Fernando Veríssimo, Comédias para se ler na escola)
O discurso indireto livre é empregado na seguinte passagem:
a) Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo.
b) Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena.
c) Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade.
d) O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente.
e) O garoto fica olhando para a sua figura que se afasta.
6 –  “‘Muito!’, disse quando alguém lhe perguntou se gostara de um certo quadro.”
Se a pergunta a que se refere o trecho fosse apresentada em discurso direto, a forma verbal correspondente a “gostara” seria:
a) gostasse.
b) gostava.
c) gostou.
d) gostará.
e) gostaria.
7 –Assinale a alternativa em que ocorra discurso indireto.
a) Perguntou o que fazer com tanto livro velho.
b) Já era tarde. O ruído dos grilos não era suficiente para abafar os passos de Delfino. Estaria ele armado? Certamente estaria. Era necessário ter cautela.
c) Quem seria capaz de cometer uma imprudência daquelas?
d) A tinta da roupa tinha já desbotado quando o produtor decidiu colocá-la na secadora.
e) Era então dia primeiro? Não podia crer nisso.

 Leia o texto abaixo para responder as questões seguintes:

Satrápolis     (Diego Dias)
 Marjane Satrapi tinha tudo para não ser quadrinista. Nasceu no Irã em 1969; cresceu em meio à ascensão do rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo de influência cultural estrangeira [...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher. Não há um pingo de preconceito nessa frase, mas a simples constatação de que, sim, o mundo dos quadrinhos foi e continua sendo extremamente machista. Só que, adolescente, Marjane foi parar na França [...], talvez o único lugar do mundo onde os quadrinhos são considerados tudo de bom. Por homens e mulheres.
O resultado é “Persépolis”, mistura de diário de infância da autora com reflexões precoces sobre política e religião, o islamismo, no caso. Dividido em quatro volumes (o segundo acaba de sair pela Companhia das Letras), muitas vezes soa leve e divertido, com uma série de informações curiosas sobre uma cultura diferente. Em outras, no entanto, o preto parece tomar conta da página e a leitura pode ser bem mais dolorida do que “uma simples história em quadrinhos” poderia proporcionar. Bem-vindo a Satrápolis.
Marjane Satrapi nasceu no dia 22/11/1969 no Irã. Novelista e ilustradora , ficou famosa em sua novela em quadrinhos, Persépolis, que conta a difícil vida de uma menina de família progressista durante a Revolução Islâmica. Com o agravamento da Guerra Irã-Iraque, Satrapi se mudou para Viena aos 14 anos de idade, retornando ao Irã para a faculdade. De lá, migrou para a França, onde mora atualmente trabalhando como ilustradora e autora de livros infantis.          ( Adaptado dewww.duplipensar.net)
 Responda no caderno de atividades
1) Qual a finalidade do texto?
 2) Identifique um trecho do texto que expressa uma opinião.
3) O livro de Marjane Satrapi “mistura de diário de infância da autora com reflexões precoces sobre política e religião [...]” chama-se Persépolis. Qual a relação entre o nome do livro e o título da reportagem?
 4) O que o trecho grifado em “Nasceu no Irã em 1969; cresceu em meio à ascensão do rigor religioso em seu país, que vetava qualquer tipo de influência cultural estrangeira [...] e, se não bastasse, ainda por cima, era mulher.” revela sobre a posição da mulher no Irã?














Respostas dos Exercícios sobre Discurso direto e indireto 
Exercício resolvido da questão 1 –
c) narração – discurso – atualizar – emergir – em que;
Exercício resolvido da questão 2 –
a) discurso indireto livre  
Exercício resolvido da questão 3 –
e) Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali.  
Exercício resolvido da questão 4 –
d) “que lembrança” 
Exercício resolvido da questão 5 –
a) Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo  
Exercício resolvido da questão 6 –
c) gostou
Exercício resolvido da questão 7 –
 a) Perguntou o que fazer com tanto livro velho 

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