7° B – Língua
Portuguesa
Data: 29/04/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Márcia Apª de Oliveira
Tempo: 3 h/a
Conteúdo: Textualização-Informativo-Narrativo com
PLPTI: Prática de Leitura,Produção de texto, Interpretação de texto
Metodologia: A partir da leitura dos diferentes gêneros textuais, interpretar
a estrutura, recursos e ideias veiculadas, bem como, identifique os elementos dos textos e
analisar os efeitos de sentido dos elementos linguísticos fazendo uma análise
crítica da mensagem veiculada respondendo as questões propostas. Observar e reproduzir a mensagem que o autor
quis transmitir e expressar seu ponto de vista sobre a mesma com argumentos
convincentes. Criar uma NARRAÇÃO conforme os critérios abaixo seguindo os
passos determinados para o momento criador. RESPONDER E PRODUZIR TEXTOS NO
CADERNO DE ATIVIDADES, com identificação completa de modo a facilidade de
acesso no momento de consulta e correção.
Leia os textos com atenção:
Acidente
na estrada
Todos os anos eu passava as férias de julho na
fazenda dos meus tios, no interior do Rio de Janeiro. Os fatos que vou contar
aconteceram em 1989, quando eu tinha 17 anos. Eles mudaram minha fé e visão
do mundo. Meu tio, dois primos e eu estávamos jogando baralho enquanto,
esperava minha tia terminar o jantar. A fazenda era muito antiga. Minha
família morava ali há varias gerações. Infelizmente, nessa época, não havia
eletricidade no campo. E os geradores eram muito caros para meu tio, então,
era tudo iluminado através da vela e do lampião, o que dava um aspecto
tenebroso ao lugar. Nesse dia, chovia muito forte e os cachorros estavam
dentro da casa, mesmo assim estavam muito inquietos.
“Eu não gosto quando eles estão assim, sempre
acontece algo estranho” – disse meu tio apontando os cachorros.
Todos nós rimos do comentário, que, no momento,
pareceu engraçado. Ainda estávamos rindo, quando ouvimos alguém bater forte
na porta. Todos nós pulamos, por conta do susto. Meu tio foi atender a porta,
seguido de minha tia que veio rápido da cozinha ver quem era a visita
inesperada. Quando meu tio abriu a porta, vimos um homem que estava todo
molhado da chuva. Eu sabia que não era conhecido, porque eu conhecia todos os
vizinhos da redondeza.
“Eu capotei meu carro ali na estrada. Preciso de
ajuda, pois minha mulher está machucada e precisa de cuidados médicos. Eu vi
sua casa da estrada e...” – disse o homem, sem fôlego, até ser interrompido
por meu tio.
“Não precisa explicar mais.” – disse meu tio
pegando a chaves da caminhonete saindo.
Sem perguntar nada, eu entrei com eles no veículo
e partimos. Em um minuto, já estávamos onde o carro se encontrava. Eu e meu
tio corremos para o carro, o homem ficou lá dentro do carro, paralisado,
olhando na direção do carro e chorando quieto. Eu e meu tio agachamos, para
ver a situação da mulher dele e para nosso choque ali estava o homem que
bateu na porta da fazenda, todo ensanguentado. Sua mulher não estava
diferente. Eu fiquei com medo, mas meu tio me olhou e disse:
“Rápido temos que levar os dois para o hospital.”
– Disse ele, ignorando o fato sinistro e forçando a porta para abrir.
Tiramos os dois do carro e os levamos para o
hospital. O homem, como eu e meu tio sabíamos, já estava morto. A mulher
estava com ferimentos bastantes graves, mas sobreviveu. Algumas horas depois,
saímos do hospital e fomos de volta para a fazenda. Quando chegamos, contamos
a história para meus primos e minha tia. Eles ficaram morrendo de medo.
Terminei de contar a história e alguém bateu na porta. Meus primos correram
para o quarto com medo. Meu tio abriu a porta, só que desta vez não tinha
ninguém.
Paulo Henrique Garcia
Disponível em:
http://www.contosehistoriasdeterror.com/
|
1) Com base na leitura do conto
acima, podemos afirmar:
a) Possui uma longa estrutura, que
traz diversos fatos relacionados a vários conflitos.
b) Possui uma linguagem de difícil
entendimento.
c) Traz acontecimentos muito
complexos.
d) Traz diversos fatos, que
acontecem em vários tempos e espaços.
e) Traz ações relacionadas a um
único conflito.
2) Sobre o narrador do conto
acima, podemos afirmar:
a) Não está incluso nos fatos trazidos
pelo conto, ou seja, ele não participa dos acontecimentos.
b) Apenas descreve os
acontecimentos, deixando de abordar as sensações e os sentimentos das
personagens.
c) Apenas observa, sem participar
dos acontecimentos.
d) Participa ativamente dos fatos
narrados.
e) Narra apenas suas ações, sem
mencionar as de outras personagens.
TEXTO I
“RIO – Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na
segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em
partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raúl fez o outro gol do time de
Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas
derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro,
machucado, esteve fora.”
(O Globo on line – 02/03/08)
1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que
permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?
TEXTO II
“O cantor Jerry Adriani interpreta sucessos
do disco Forza Sempre, além de versões em italiano de canções do
grupo Legião Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no palco da
Sala Baden Powell.”
O Globo on line – 02/03/08
1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que
permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?
TEXTO III
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da
Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma
civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais.
Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços
obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da
existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma
agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a
devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a
deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma
degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo,
uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
1) Segundo o Texto III, o cientista americano está
preocupado com:
(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
2) Para o autor, a humanidade:
(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
3) Da maneira como o assunto é tratado no Texto III, é
correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
4) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado
cientista americano.” (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
5)
Se o homem cuidar da natureza _______ mais saúde. A forma
verbal que completa corretamente a lacuna é:
(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.
PLPT: Prática de Leitura e Produção de Textos
Releia o texto abaixo:
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da
Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma
civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais.
Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços
obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da
existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma
agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a
devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a
deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma
degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo,
uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
PRODUÇÃO DE TEXTO:
Agora é a sua vez de produzir uma texto narrativo! Não precisa ser
grande, mínimo 15 linhas, máximo 25. Coloque um título bem interessante, que
chame a atenção do leitor. Siga este enredo como exemplo, pense na seguinte
possibilidade, para o início, meio e fim de sua narração:
·
Um rapaz
ou uma moça na condição e no espaço da terra do primeiro período, descreva-os e
explique as sensações deles. (situação inicial);
·
Um dia,
percebem que a devastação é pior (crie uma cena) (conflito);
·
Ele
precisa resolver o problema do meio ambiente (explique: como? Por quê? Com
quem? (desenvolvimento);
·
Ele
confronta quem está causando o problema e batalham (clímax);
·
O rapaz
consegue vencer o mal que está devastando o meio ambiente (explique como e crie
um final feliz) (desfecho).
·
Use TODOS
os elementos da narrativa ao escreve seu texto! Seja criativo! Eu acredito no
seu potencial.
·
Depois do
rascunho pronto, passe a limpo a caneta azul ou preta, no caderno de
atividades, seguindo os critérios abaixo:
– Dos critérios de
correção:
I – apresentação:
1- letra legível
2- ausência de rasuras e corretivos
3 – margens regulares
4 – indicação de parágrafos e discurso direto com
espaços/pontuações adequados
II – Correção
gramática:
5 – ortografia
6 – pontuação
7 – concordância verbal e nominal
8 - uso de
maiúsculas/minúsculas adequadamente.
III – Organização
textual:
9 – frases curtas e claras com fluidez textual
10 – palavras repetidas desnecessariamente
11 – criatividade, elemento surpresa e sequência lógica
das argumentações
12 – título condizente com o texto desenvolvido
(persuasivo)
13 – uso adequado dos elementos da narrativa conforme especificidades
14 – imprevisibilidade, técnica de surpreender o leitor e
seduzi-lo num clima de mistério
15 – CRIAR – ser ORIGINAL,
NÃO COPIAR NEM LEMBRAR DE UMA HISTÓRIA JÁ EXISTENTE A PLAGIÁ-LA
Após o
texto pronto, no caderno, abaixo dele, faça um retângulo e dentro deste crie
uma ilustração, linguagem não verbal, que tenha a ver com sua história. Pinte!
Tome cuidado com o fundo. Dentro deste retângulo deve haver uma ilustração
digna de um aluno do 7° ano, portanto, nada de espaços em branco, hein!? Quero
que você me impressione e me mostre o quanto é criativo e caprichoso.
Comentários
Postar um comentário