7° B – Língua Portuguesa
Data: 29/04/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Márcia Apª de Oliveira
Tempo: 3 h/a
Conteúdo: Textualização-Informativo-Narrativo com PLPTI: Prática de Leitura,Produção de texto, Interpretação de texto
Metodologia: A partir da leitura dos diferentes gêneros textuais, interpretar a estrutura, recursos e ideias veiculadas, bem como, identifique os elementos dos textos e analisar os efeitos de sentido dos elementos linguísticos fazendo uma análise crítica da mensagem veiculada respondendo as questões propostas.  Observar e reproduzir a mensagem que o autor quis transmitir e expressar seu ponto de vista sobre a mesma com argumentos convincentes. Criar uma NARRAÇÃO conforme os critérios abaixo seguindo os passos determinados para o momento criador. RESPONDER E PRODUZIR TEXTOS NO CADERNO DE ATIVIDADES, com identificação completa de modo a facilidade de acesso no momento de consulta e correção.



Leia os textos com atenção:
Acidente na estrada

Todos os anos eu passava as férias de julho na fazenda dos meus tios, no interior do Rio de Janeiro. Os fatos que vou contar aconteceram em 1989, quando eu tinha 17 anos. Eles mudaram minha fé e visão do mundo. Meu tio, dois primos e eu estávamos jogando baralho enquanto, esperava minha tia terminar o jantar. A fazenda era muito antiga. Minha família morava ali há varias gerações. Infelizmente, nessa época, não havia eletricidade no campo. E os geradores eram muito caros para meu tio, então, era tudo iluminado através da vela e do lampião, o que dava um aspecto tenebroso ao lugar. Nesse dia, chovia muito forte e os cachorros estavam dentro da casa, mesmo assim estavam muito inquietos.

“Eu não gosto quando eles estão assim, sempre acontece algo estranho” – disse meu tio apontando os cachorros.

Todos nós rimos do comentário, que, no momento, pareceu engraçado. Ainda estávamos rindo, quando ouvimos alguém bater forte na porta. Todos nós pulamos, por conta do susto. Meu tio foi atender a porta, seguido de minha tia que veio rápido da cozinha ver quem era a visita inesperada. Quando meu tio abriu a porta, vimos um homem que estava todo molhado da chuva. Eu sabia que não era conhecido, porque eu conhecia todos os vizinhos da redondeza.

“Eu capotei meu carro ali na estrada. Preciso de ajuda, pois minha mulher está machucada e precisa de cuidados médicos. Eu vi sua casa da estrada e...” – disse o homem, sem fôlego, até ser interrompido por meu tio.

“Não precisa explicar mais.” – disse meu tio pegando a chaves da caminhonete saindo.

Sem perguntar nada, eu entrei com eles no veículo e partimos. Em um minuto, já estávamos onde o carro se encontrava. Eu e meu tio corremos para o carro, o homem ficou lá dentro do carro, paralisado, olhando na direção do carro e chorando quieto. Eu e meu tio agachamos, para ver a situação da mulher dele e para nosso choque ali estava o homem que bateu na porta da fazenda, todo ensanguentado. Sua mulher não estava diferente. Eu fiquei com medo, mas meu tio me olhou e disse:

“Rápido temos que levar os dois para o hospital.” – Disse ele, ignorando o fato sinistro e forçando a porta para abrir.

Tiramos os dois do carro e os levamos para o hospital. O homem, como eu e meu tio sabíamos, já estava morto. A mulher estava com ferimentos bastantes graves, mas sobreviveu. Algumas horas depois, saímos do hospital e fomos de volta para a fazenda. Quando chegamos, contamos a história para meus primos e minha tia. Eles ficaram morrendo de medo. Terminei de contar a história e alguém bateu na porta. Meus primos correram para o quarto com medo. Meu tio abriu a porta, só que desta vez não tinha ninguém.

Paulo Henrique Garcia
Disponível em: http://www.contosehistoriasdeterror.com/

1) Com base na leitura do conto acima, podemos afirmar:
a) Possui uma longa estrutura, que traz diversos fatos relacionados a vários conflitos.
b) Possui uma linguagem de difícil entendimento.
c) Traz acontecimentos muito complexos.
d) Traz diversos fatos, que acontecem em vários tempos e espaços.
e) Traz ações relacionadas a um único conflito.
2) Sobre o narrador do conto acima, podemos afirmar:
a) Não está incluso nos fatos trazidos pelo conto, ou seja, ele não participa dos acontecimentos.
b) Apenas descreve os acontecimentos, deixando de abordar as sensações e os sentimentos das personagens.
c) Apenas observa, sem participar dos acontecimentos.
d) Participa ativamente dos fatos narrados.
e) Narra apenas suas ações, sem mencionar as de outras personagens.
TEXTO I
“RIO – Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raúl fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora.”
(O Globo on line – 02/03/08)
1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?
TEXTO II
“O cantor Jerry Adriani interpreta sucessos do disco Forza Sempre, além de versões em italiano de canções do grupo Legião Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no palco da Sala Baden Powell.”
O Globo on line – 02/03/08
1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?
TEXTO III
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
1) Segundo o Texto III, o cientista americano está preocupado com:
(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
2) Para o autor, a humanidade:
(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
3) Da maneira como o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
4) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 – 5) quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
5)
Se o homem cuidar da natureza _______ mais saúde. A forma verbal que completa corretamente a lacuna é:
(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.
PLPT: Prática de Leitura e Produção de Textos
Releia o texto abaixo:
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).

PRODUÇÃO DE TEXTO:
Agora é a sua vez de produzir uma texto narrativo! Não precisa ser grande, mínimo 15 linhas, máximo 25. Coloque um título bem interessante, que chame a atenção do leitor. Siga este enredo como exemplo, pense na seguinte possibilidade, para o início, meio e fim de sua narração:
·         Um rapaz ou uma moça na condição e no espaço da terra do primeiro período, descreva-os e explique as sensações deles. (situação inicial);
·         Um dia, percebem que a devastação é pior (crie uma cena) (conflito);
·         Ele precisa resolver o problema do meio ambiente (explique: como? Por quê? Com quem? (desenvolvimento);
·         Ele confronta quem está causando o problema e batalham (clímax);
·         O rapaz consegue vencer o mal que está devastando o meio ambiente (explique como e crie um final feliz) (desfecho).
·         Use TODOS os elementos da narrativa ao escreve seu texto! Seja criativo! Eu acredito no seu potencial.
·         Depois do rascunho pronto, passe a limpo a caneta azul ou preta, no caderno de atividades, seguindo os critérios abaixo:


– Dos critérios de correção:
I – apresentação:
1- letra legível
2- ausência de rasuras e corretivos
3 – margens regulares
4 – indicação de parágrafos e discurso direto com espaços/pontuações adequados

II – Correção gramática:
5 – ortografia
6 – pontuação
7 – concordância verbal e nominal
8 -  uso de maiúsculas/minúsculas adequadamente.

III – Organização textual:
9 – frases curtas e claras com fluidez textual
10 – palavras repetidas desnecessariamente
11 – criatividade, elemento surpresa e sequência lógica das argumentações
12 – título condizente com o texto desenvolvido (persuasivo)
13 – uso adequado dos elementos da narrativa conforme especificidades
14 – imprevisibilidade, técnica de surpreender o leitor e seduzi-lo num clima de mistério
15 – CRIAR – ser ORIGINAL, NÃO COPIAR NEM LEMBRAR DE UMA HISTÓRIA JÁ EXISTENTE A PLAGIÁ-LA

Após o texto pronto, no caderno, abaixo dele, faça um retângulo e dentro deste crie uma ilustração, linguagem não verbal, que tenha a ver com sua história. Pinte! Tome cuidado com o fundo. Dentro deste retângulo deve haver uma ilustração digna de um aluno do 7° ano, portanto, nada de espaços em branco, hein!? Quero que você me impressione e me mostre o quanto é criativo e caprichoso.


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