ALUNAS E ALUNOS, BOM DIA. DENTRO DE INSTANTES, LÍNGUA PORTUGUESA - 8A

Que bom estarmos todos de volta! Apesar da distância, de alguma forma estamos conectados.
Vamos aproveitar o tempo que Deus nos dá hoje para crescermos em sabedoria e amor ao próximo.

Como tive muitos problemas com meu celular, pois foi infectado, farei menos uso de imagens e peço que vocês me deem retorno quanto às explicações, se estão claras, confusas...

Retomando...vamos trabalhar com dois temas:
1º - transitividade verbal ( assunto antigo ) >> pág.30-33
2º - Gênero textual: Diário >> pág. 78-80

Para que serve o verbo?
Serve para expressar ações, atitudes, qualidades e estado de um ser que pratica ou sofre alguma ação!

Se você diz: EU VOU ESTUDAR - a ação expressa pelo ser ( você ) é VOU ESTUDAR!
Você é quem está afirmando isso!

Então...

SUJEITO>>>EU
AÇÃO>>>VOU ESTUDAR>>>dois verbos juntos que é o mesmo que dizer: ESTUDAREI

ESTUDAREI>>>ação verbal que você praticará!


VAMOS AOS EXERCÍCIOS??

Fonte:https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-gramatica


LEMBRETES.......LEMBRETES...........LEMBRETES
OD>>>>OBJETO DIRETO>>>>NÃO ACEITA PREPOSIÇÃO
OI>>>>>OBJETO INDIRETO>>>>PEDE PREPOSIÇÃO
OLHE SÓ...
a) Entregamos o livro ao professor!
> Quem entrega, entrega ALGO a ALGUÉM...
> Entregamos >> o quê? >>> o livro>>>OD
> A quem? >>>AO professor>>> OD
Continue...
Tendo em vista a transitividade verbal e seus respectivos complementos, analise os termos em evidência de acordo com o código (OD) e/ou (OI):
a – Entregamos o livro ao professor. (   )      
b – Necessitamos de sua ajuda.         (   )               
c – Não concordo com suas ideias.   (   )
d – Gostamos muito do passeio.       (   )
e – Aprecio a brisa da manhã.           (   )

Analise sintaticamente os termos em destaque, atribuindo-lhes a devida classificação:
a – Ontem, pedi-lhe um favor.
b – Entregamos as encomendas aos clientes.
c – Não o cumprimentamos, pois saímos mais cedo.
d – Devemos respeitar aos mais velhos.  
e – Recusaram os pedidos dos clientes.


E AÍ, CONSEGUIRAM? VAMOS A ALGUMAS RESPOSTAS?

a)   Já fizemos!

b)  Necessitamos de sua ajuda.

> Necessitamos DE QUÊ?
Apareceu a preposição DE? >>>>>>>>OBJETO INDIRETO >>
> de sua ajuda>>>>OI

c) Não concordo com quê?

> com suas ideias>>>>>>OBJETO INDIRETO>>>>OI

d) Devemos respeitar AOS mais velhos.

> devemos respeitar A QUEM?
> aos mais velhos >>>>>OI

AGORA, CONTINUE FAZENDO OS DEMAIS EXERCÍCIOS.

LOGO MAIS...

O QUE É UM DIÁRIO?



Convide a turma para organizar um diário




O GÊNERO TEXTUAL COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ...




Portal do Professor - UCA - Diário íntimo tradicional versus ...



Género textual - Diário - YouTube

FONTE: www.google.com/images





ATIVIDADES...ATIVIDADES...ATIVIDADES...






LIVRO-TEXTO:     PÁGS. 78 - 80

1. FAZER A LEITURA DO TEXTO.
2. DESTACAR PALAVRAS CUJOS SIGNIFICADOS VOCÊ DESCONHECE.
3. FAZER O EXERCÍCIO 3, DA PÁGINA 81.

ALUNAS E ALUNOS, VAMOS A ALGUMAS RESPOSTAS?

EXERCÍCIO 3, PÁG. 81:

a) Em que datas foram escritas essas páginas do ´diário?
Resposta:
> Domingo, 14 de junho de 1942; Sábado, 20 de junho de 1942; Quarta-feira, 24 de junho de
1942.

b) Provavelmente para saberem, no futuro, a que momento se refere cada acontecimento.
Diário significa "registro do dia a dia".


ATENÇÃO!!

Eu estarei sempre dando uma passada por aqui. Se tiver dúvidas, deixe seu registro que a gente se encontra para tirar as dúvidas, ok?
Abraços.
Ribas










Comentários