7°B LÍNGUA PORTUGUESA VESPERTINO

Data: 10/06/2020
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Márcia Apª de Oliveira
Tempo: 2 h/a
Conteúdo: Leitura, compreensão e interpretação de textos.
Metodologia: A partir da LEITURA dos textos na linguagem denotativa e na linguagem conotativa, fazer a interpretação dos textos observando os elementos estruturais e recursos dos mesmos.
ESCOLA MUNICIPAL PROF. NELSON DE SOUZA PINHEIRO
CAMPO GRANDE, 10 DE JUNHO DE 2020.
ALUNO (a): _______________________________________________ n°: ______     Série: _______________
Disciplina: __Língua Portuguesa_______________  Professor(a): __Márcia Aparecida de Oliveira_
Ano: __7°B_____________ turma: B vespertino
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA   (extra)
ABRA O LINK E REVISE ESTAS DICAS

https://www.youtube.com/watch?v=lkRTsEnv3YI

Leia com atenção o texto. Em seguida, responda às questões propostas sobre ele: Por que o ouro não enferruja?
 Antes de responder sobre o ouro, vamos pensar um pouco sobre o que é enferrujar. Como o nome diz, a ferrugem é algo que acontece com o ferro. Quando o ferro está exposto ao ar na presença de água, ele sofre uma transformação, uma reação química que produz algo que não estava lá antes: a ferrugem ou óxido de ferro, aquele material alaranjado que se forma por cima do ferro.  Se você deixar uma palha de aço molhada na pia, rapidinho ela vai estar toda marrom.
A ferrugem é um composto que contém oxigênio e ferro. Quando falamos de outros metais reagindo com o oxigênio e formando óxidos, não usamos o termo enferrujar, mas sim oxidar. Você já deve ter reparado em moedas de cobre que, após um tempo, ficam escuras. Isso acontece porque o cobre se oxida. Se você passar um pouco de vinagre ou suco de limão na moeda, o ácido irá dissolver o óxido de cobre e a moeda ficará brilhante como nova. Podemos colocar os metais numa fila, na ordem da facilidade com que eles têm de se oxidar.  Alguns metais se oxidam facilmente, como o zinco e o ferro.
Outros como o cobre e a prata demoram muito mais para se oxidar. Quanto mais difícil for um metal reagir com, por exemplo, o oxigênio do ar, mais nobre é esse metal. É uma coisa da nobreza, de não querer se misturar com os outros plebeus… O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por  isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos)

1) Releia esta passagem do texto: “[...] a ferrugem ou óxido de ferro, aquele material alaranjado que se forma por cima do ferro.” Nessa passagem, o autor:
a) define a ferrugem ou óxido de ferro.
b) caracteriza a ferrugem ou óxido de ferro.
c) expõe uma opinião sobre a ferrugem ou óxido de ferro.
 d) constrói uma narrativa e conta uma história sobre a ferrugem
 e) Expõe elementos da narrativa organizadamente.

2)  Na parte “[...] ele sofre uma transformação, uma reação química que produz algo que não estava lá antes [...]”, o termo “ele” refere-se:
a) ao ouro.
 b) ao ferro.
c) ao ar.
d) à ferrugem
e) ao óxido de ferro

3) No trecho “Se você deixar uma palha de aço molhada na pia [...]”, o autor do texto:
 a) dá uma sugestão.
b) faz uma suposição.
c) chega a uma conclusão.
 d) faz uma analogia
e) faz uma introdução

4) No fragmento “Você já deve ter reparado em moedas de cobre que, após um tempo, ficam escuras.”, o verbo “ficam” expressa:
a) a ação das moedas de cobre após um tempo.
 b) o estado das moedas de cobre após um tempo.
c) a característica das moedas de cobre após um tempo.
 d) um fenômeno da natureza
e) uma ordem

5)  Segundo o texto, o ouro não se oxida porque:
a) “é um dos metais mais nobres”.
 b) “em condições normais, ele não reage com o oxigênio”.
 c) “encontramos o ouro na natureza como metal”.
d) “após um tempo ficam escuros”

6) Aponte a frase em que o termo “como” exprime uma comparação:
 a) “Como o nome diz, a ferrugem é algo que acontece com o ferro.”
b) “[...] e a moeda ficará brilhante como nova.”
c) “Outros como o cobre e a prata demoram muito mais para se oxidar.”

7)  No segmento “Alguns metais se oxidam facilmente [...]”, o vocábulo “facilmente” foi usado para indicar:
 a) o meio com que alguns metais se oxidam.
b) o modo com que alguns metais se oxidam.
 c) o tempo com que alguns metais se oxidam.
d) a ideia de oxidar
e) o tempo de oxidar

8)  Pode-se afirmar que o texto lido tem fins:
 a) didáticos
b) científicos
 c) jornalísticos
d) literários
e) poéticos

Leia o texto abaixo: Qual é a diferença entre papiro e pergaminho? 
Utilizados durante a Antiguidade para armazenar informações, eles não são a mesma coisa. Cercado por redes sociais, talvez você não se dê conta de que já houve um tempo em que as comunicações estavam longe de ser instantâneas. Pior, não existiam telegramas, cartas nem pombos-correio. Um dos responsáveis por essa revolução social foi o papiro, cuja invenção é creditada aos egípcios.
Ele coexistiu com os pergaminhos, que são os pais do papel. Mas o que difere o papiro do pergaminho?  Para entender, viajemos ao Egito, por volta do terceiro milênio a.C. Lá, uma planta aquática chamada Cyperus papyrus tinha um caule em que era possível escrever e desenhar. Para isso, era preciso cortá-la em várias tiras, que eram coladas umas nas outras, polidas e postas para secar. Daquilo, saía o papiro.
 Era comum serem usadas várias folhas sequenciadas para obras maiores, um hábito que pode ser considerado um ancestral dos livros de hoje. Já o pergaminho é um presente dos gregos. Era feito de pele de carneiros e ovelhas, tratadas com cal e esticadas. Acredita-se que tenha surgido por volta do século 2 a.C. na cidade de Pérgamo (atualmente Bergama, na Turquia). Assim como o papiro, o pergaminho não era barato nem rápido de ser produzido. Mas tinha a vantagem de ser “mais sólido e mais flexível que o papiro e de permitir que o raspasse e o apagasse”, diz o autor Albert Labarre em sua obra História do Livro.  No século 4, por dar menos trabalho, o pergaminho superou o papiro e reinou supremo.
 Assim foi até 751, quando os árabes surrupiaram a ideia do papel dos chineses - na China, ele já existia desde o ano 105. O papel foi, então, popularizado na Europa, e de lá para o mundo. "Ainda hoje, há barcos de papiro na Etiópia, e ele voltou ser produzido no Egito, como forma de atrair turistas", afirma a bibliotecária Rosany Azeredo, pós-graduada em Ciência da Informação com um trabalho sobre as origens do papel. (Fabrício Calado. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>.)
 9)  Identifique o objetivo do texto:
 a) noticiar um fato.
 b) contar uma história.
 c) dar uma explicação.
 d) narrar
 e) descrever cientificamente

10)  Em “Utilizados durante a Antiguidade para armazenar informações, eles não são a mesma coisa”, a que o autor do texto se refere? ........................................................................................................................................................

11)  Segundo o texto, o papiro foi criado:
 a) pelos egípcios.
 b) pelos gregos.
 c) pelos chineses.
d) pelos japoneses
e) pelos europeus

12)  O autor do texto dialoga diretamente com o leitor na passagem:
a) “Cercado por redes sociais, talvez você não se dê conta de que já houve um tempo [...]”
 b) “Lá, uma planta aquática chamada Cyperus papyrus tinha um caule [...]”
c) “Acredita-se que tenha surgido por volta do século 2 a.C. [...]”
d) “Utilizados durante a Antiguidade”
 13)  No trecho “Era feito de pele de carneiros e ovelhas [...]”, a expressão verbal indica:
a) um fato provável sobre o pergaminho.
b) um fato contínuo sobre o pergaminho.
c) um fato esporádico sobre o pergaminho.
d) um fato fictício sobre o pergaminho
 e) um fato literário artístico sobre o pergaminho

14)  O pergaminho superou o papiro porque:
a) era mais barato.
b) era mais flexível.
 c) dava menos trabalho.
 d) dava muito trabalho
e) era mais bonito

15)  Em “[...] os árabes surrupiaram a ideia do papel dos chineses [...]”, o verbo grifado:
a) significa “roubaram”.
b) significa “difundiram”.
 c) significa “aperfeiçoaram”.
 d) significa “demonstraram”

16)  Na parte “O papel foi, então, popularizado na Europa, e de lá para o mundo.”, o vocábulo sublinhado aponta para um lugar. Localize-o: ...............................................................................................................................................

17)  No segmento “[...] ele voltou ser produzido no Egito [...]”, o pronome “ele” retoma:
a) o pergaminho.
 b) o papel.
 c) o papiro.
 d) Egito
 e) produzido

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